segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Serra de Valongo e Património Cultural


A Serra de Valongo

A Serra de Valongo é uma elevação de Portugal Continental situada no Douro Litoral, no concelho de Valongo, com o Rio Ferreira como principal interveniente.
A Serra de Valongo é uma zona que suscita o interesse dos amantes da botânica devido a sua diversidade, onde se destacam os fetos e as plantas carnívoras como o pinheiro-baboso, uma espécie ameaçada. Está igualmente presente o lagarto-de-água, o tritão-de-ventre-laranja, a rã-ibérica, o guarda-rios, a cotovia-pequena e aves de presa como a águia-de-asa-redona e o peneireiro.
Destaca-se a existência do Parque Paleozóico de Valongo (PPV), cuja formação visa preservar as jazidas fossilíferas da Serra de Valongo, em particular as trilobites.

Património cultural

As Serras de Santa Justa e Pias albergam um património cultural de elevado interesse.

Fojo das Pombas   

O Fojo das Pombas, que resulta de trabalhos de extração de ouro que remontam à época dos romanos, é o fojo mais emblemático da Serra de Santa Justa. A magnitude e beleza que apresenta deixam os visitantes literalmente sem palavras.
A sua importância em termos históricos é complementada com a relevância que assume atualmente no âmbito da conservação da Natureza. De facto, as condições que oferece como habitat permitem a sobrevivência de várias espécies. Ciente deste facto, a Câmara de Valongo adquiriu, no âmbito de um Projecto Life, o terreno onde se encontra o Fojo das Pombas, de modo a facilitar a sua preservação.

Aldeia de Couce

De origens remotas, este pequeno povoado fica localizado mesmo no coração das Serras de Santa Justa e Pias, na margem direita do rio Ferreira.

Sem comentários:

Publicar um comentário